QUEM ESCREVEU O LIVRO DE APOCALIPSE?
Considerações Preliminares
O Apocalipse é o último livro do NT e singular entre os demais. Ele e, ao mesmo tempo, uma revelação do futuro (1.1,19), uma profecia (1. 3; 22. 7, 10, 18, 19)e um conjunto de sete cartas (1.4.11; 2. 1–3. 22). (“Apocalipse” deriva da palavra grega apokalupsis, traduzida por‘ revelação” em 1.1). O livro é uma revelação divina quanto à natureza do seu conteúdo, uma profecia quanto à sua mensagem e uma epístola quanto aos seus destinatários.
Cinco fatos importantes no tocante ao contexto deste livro são revelados no capítulo 1.
(l) É a “revelação de Jesus Cristo” (1.1).
(2) Essa revelação foi comunicada ao autor, de modo sobrenatural, por Cristo glorificado, por anjos e visões que ele teve (1.1,10-18).
(3) A comunicação foi concedida ao servo de Deus, João (1.1,4, 9, cf. 22. 8),
(4) João teve as visões e recebeu a mensagem apocaliptica quando exilado na ilha de Patmôs (80 quilômetros a sudoeste de Éfeso), por causa da Palavra de Deus e do testemunho do próprio João (1 9)
(5) Os destinatários iniciais foram sete igrejas da província da Ásia (1.4 ,11.)
As evidências históricas e internas do livro indicam o apóstolo João como o seu autor. Irineu verifica que Policarpo (Irineu conheceu a Policarpo, & este conheceu o apóstolo João) referiu-se a João, escrevendo o Apocalipse perto do fim do reinado de Domiciano, imperador romano (81-96 d.C.),
O livro retrata as circunstâncias históricas do reinado de Domiciano, o qual exigiu que todos os seus súditos lhe chamassem de “Senhor e Deus”. Sem dúvida, o decreto do imperador originou um confronto entre os que se dispunham a adora-lo e os crentes fiéis que confessavam que somente Jesus era “Senhor e Deus”. Destarte, o livro foi escrito num período em que os crentes enfrentavam intensa perseguição por causa de seu testemunho. A tribulação aparece através do’ contexto do livro de Apocalipse (1.19; 2 10, 13; 6. 911; 7. 14-17; 11.7, 12.11,]7;17.;618.24; 19.;2 20.4.) .
Propósito
O proposito deste livro é tríplice.
(1) As cartas às sete igrejas de Apocalipse revelam que ocorriam graves desvios do padrão bíblico da verdade e retidão segundo o NT em muitas igrejas da Ásia. João escreve, da parte de Cristo, para repreender a transigéncia e pecado dessas igrejas, e chamálas ao arrependimento e ao seu primeiro amor.
(2) Tendo em vista a persegpição resultante do endeusamento do imperador, o livro de Apocalipse foi enviado as igrejas para fortalecer-lhes a fé,firmeza e fidelidade a Jesus Cristo, e encorajar os membros a serem vencedores e permanecerem fiéis até à morte.
(3) Finalmente, foi escrito para dar aos crentes de todas as eras a perspectiva divina do férreo conflito entre eles e as forças conjuntas de Satanás, nesta revelação do desfecho da história. O Apocalipse revela principalmente os eventos dos últimos sete anos antes da segunda vinda de Cristo, quando, então, Deus intervirá neste mundo e vindicará seus santos, derramando sua ira sobre o reino de Satanás. A istº seguir-se-á a segunda vinda de Cristo.
Escrito por : Diácono Leonardo